Sergio Moraes Castanheira Brandão, Diretor Geral da VideoCiência, nasceu no Rio de Janeiro.  Fez o ginásio e o científico no Colégio Militar do Rio de Janeiro e formou-se em Engenharia Civil pela UFRJ em 1972. Em 1974 viajou para a Europa com o objetivo de expandir seus conhecimentos e sua cultura geral.  Estudou Controle de Poluição em Londres, tendo obtido Diploma de Pós-Graduação na Polytechnic of North London  em 1976.  Foi nesse período que começou a se interessar por comunicação audivisual e divulgação de ciência.

Sua carreira como jornalista e comunicador de ciência começou no Serviço Brasileiro da BBC, em Londres, onde trabalhou de 1974 a 1981, como locutor, produtor, repórter e apresentador de programas de rádio transmitidos para o Brasil e retransmitidos por emissoras brasileiras. Conheceu e entrevistou muitos cientistas brasileiros e britânicos, inclusive alguns Prêmios Nobel. Em Londres também fez vários cursos de especialização em comunicação e televisão, preparando-se para seu retorno ao Brasil.

De volta ao Brasil em 1981, depois de sete anos na Inglaterra, Sergio Brandão foi contratado pela TV Globo como repórter do Globo Repórter e do Fantástico, tendo se especializado em matérias de ciência, tecnologia e medicina. 

Em 1984 participou da criação do Globo Ciência, programa pioneiro de divulgação científica na televisão brasileira, do qual foi repórter e diretor geral até 1991, tendo recebido diversos prêmios no Brasil e no exterior por sua atuação neste programa.

Em maio de 1987, criou a VideoCiência, com o objetivo inicial de passar a produzir o Globo Ciência como produtora independente.

A partir de 1992, passou a dirigir e apresentar programas de TV para outras emissoras, como o Eco Realidade, produzido pela VideoCiencia em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e transmitido ao vivo vivo em rede nacional pela Rede Brasil de emissoras educativas.

Sua experiência internacional como repórter e produtor inclui a produção de reportagens, documentários e transmissões ao vivo de TV para emissoras estrangeiras, como a BBC (Reino Unido), NHK (Japão) e TF1 (França), dentre outras.

Em 1994, criou, com seu amigo e parceiro profissional José Renato Monteiro, a Mostra Ver Ciência, Mostra Internacional de Ciência na TV, que tem como missão promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão.

Entre 2000 e 2005 atuou consultor do programa semanal Ver Ciência na TV Cultura de São Paulo. Em 2005 e 2006, coordenou a produção e as transmissões ao vivo, pelo Canal Futura, do programa Ao Ponto,  com apresentação de Jairo Bower. Em 2009, produziu e dirigiu a série “Evolução, a Festa da Vida”, para marcar os 150 anos de publicação da obra mais famosa de Charles Darwin, o livro “A Origem das Espécies”. Em 2010 e 2011, dirigiu e apresentou diversos "talk shows", programas de entrevistas com cientistas transmitidos ao vivo pela internet, através do site VerCiência.

Paralelamente à sua carreira de comunicador de ciência por televisão, também tem atuado como roteirista e diretor de vídeos institucionais e campanhas publicitárias.

Por sua dedicação ao jornalismo científico, Sergio Brandão ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior, como o
Prêmio José Reis de Divulgação Científica (1986) do CNPq e o Prêmio Primo Rovis (1991), da Fundação Internacional Trieste para o Progresso e a Liberdade da Ciência, da Itália, além de duas indicações da Academia Brasileira de Ciências ao Prêmio Kalinga da UNESCO para divulgadores de ciência.

Como especialista em comunicação  audiovisual de ciência, frequentemente é convidado para participar de congressos, seminários, fazer palestras e ministrar oficinas sobre ciência e televisão, no Brasil e no exterior.

Em 2013 criou, com seu amigo e jornalista científico Javier Canteros, a Mostra VerCiência Online (verciencia.net) e o tVCiencia.net, primeiro webcanal brasileiro de ciência, cultura e entretenimento, em fase experimental.

Tânia Regina Oliveira - Gerência de Produção

Tânia Regina Oliveira - Gerência de Produção

A jornalista Tania Regina de Oliveira está na VideoCiência desde a sua criação em 1987. Tornou-se sócia em 1992. Como Gerente de produção da produtora tem bastante experiência na produção de programas de TV ao vivo sendo a principal responsável pelos contatos e contratos com os profissionais envolvidos na produção, zelando para que nenhum detalhe importante seja negligenciado.

Marco Aurélio Durante - Gerência Administrativa

Marco Aurélio Durante - Gerência Administrativa

É cinegrafista profissional e Gerente Administrativo da VideoCiência. Formado em Marketing Estratégico e Gestão Financeira, entrou na empresa em 1991 e tornou-se sócio em 2000. Como cinegrafista, tem viajado por todo o Brasil, da Amazônia ao Rio Grande do Sul e também participa das gravações em estúdio. Como Gerente Administrativo, zela pela saúde financeira e fiscal da empresa, supervisionando com esmero toda a parte contábil e administrativa.






Vídeo Ciência Produções Ltda.– Rua Carlos Machado, 152 – Pólo Rio de Cine e Vídeo – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ – 22.775-042
Tels: (21) 2102-1200 – Fax: (21) 2102-1201 – www.videociencia.com.br – vc@videociencia.com.br – Site: INFRONT